- Área: 300 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
Descrição enviada pela equipe de projeto. 3ndy Studio, foi contratado para o projeto de renovação do Campiello que foi inaugurado em setembro de 2011. O objetivo do projeto era a reabilitação de uma parte muito importante de Vigonovo, tal objetivo foi alcançado quando transformado em um novo local de agregação social junto com o centro histórico.
Trazendo o lugar de volta à vida, o que significa trazer sua antiga glória e recordar vozes que ali viveram, fragmentos de história, pedaços da vida cotidiana e da tradição, que eram possíveis de ver no papel. Este papel tornou-se, no projeto do Campiello, uma escultura feita com 190 chapas de aço corten e foi disposta em 300m² onde podem ser lidas como uma grande página enigmática de livro.
A ideia é apresentar novamente o projeto do edifício do século XIX, destruído por um incêndio. Realizar a reconstrução deste edifício era uma possibilidade, mas teria sido falso, então decidimos criar uma espécie de homenagem.
A fachada desenhada por 3ndy Studio reproduz a dimensão do edifício antigo e sugere temporalidade. Com o objetivo de completar a fachada antiga e torná-la exclusiva. O 3ndy Studio, por sugestão de Philippe Daverio, pediu a Giorgio Milani, um escultor de Piacenza, que fizesse parte desta grande operação artística.
Milani escreveu sobre esta fachada, usando o cheio e o vazio com palavras do alfabeto escupidas nos painéis de aço corten. A partir daí nasceu a "Footfalls echo in the memory”, um trabalho composto por letras e símbolos cuidadosamente escolhidos pelo artista, de acordo com sua origem no século XIX (data de construção deste edifício) e sua estética, equilibrando 22 alfabetos diferentes, caracteres maiúsculos e minúsculos, de fontes diversas, criando uma harmonia estética e cultural.